Cine Sinsenat debate luta pelo fim da violência contra a mulher

 

O Cine Sinsenat desta sexta-feira (15) foi iniciado com a exibição do curta “Acorda, Antônio, Acorda!”, no qual é proposta uma reflexão sobre a troca de papéis sociais entre o homem e a mulher, em situações nas quais ocorre o machismo.

Em seguida, foi iniciado o debate, que contou com a participação da assistente social Ildérica Castro, do grupo Namvid, Karla Viviane, titular da delegacia da mulher da Zona Sul e as representantes da Marcha Mundial das Mulheres – Grupo Amélias, Aline Macêdo e Cristina Dias.

Precisamos discutir questões de gênero

Aproveitando o gancho do filme, a assistente social Ildérica lembrou que uma das formas de combater a violência contra a mulher é promovendo o encontro dos homens com as questões que envolvem o tema.

Ela contou sobre as vivências do Grupo Reflexivo, no qual homens respondendo processos por envolvimento com violência doméstica são estimulados ao debate sobre as questões de gênero. A iniciativa é pioneira no estado e a prática dos Grupos Reflexivos no Brasil já provocou, inclusive, uma proposta de mudança à Lei Maria da Penha, para inclusão deste tipo de trabalho com os agressores.

“Estamos criando homens ou ‘machos’?”

Em sua vez, a delegada Karla Viviane aproveitou para falar sobre o papel da criação familiar para a construção e perpetuação do machismo. “Estamos educando nossos meninos para serem homens ou ‘machos’?”, questionou. Assim, reiterou a importância de tratarmos os meninos e meninas de forma igualitária, a fim de construirmos uma sociedade com homens que respeitam e mulheres empoderadas.

A culpa nunca é da vítima

Aline Macêdo e Cristina Dias, representantes da Marcha Mundial das Mulheres, reforçaram a imprescindível consciência sobre jamais culpabilizar as vítimas. “Muitas vezes, mulheres sob violência não conseguem se libertar da situação de abuso sozinhas”, explicaram, referenciando a necessidade de ajuda em diversos âmbitos, sejam eles jurídicos, psicológicos, sociais ou familiares.

Conversa

Ao fim das falas, o diálogo foi aberto para os presentes, quando todos puderam contribuir com histórias pessoais, opiniões e ainda tirar dúvidas acerca do tema.

1DSC_0379DSC_0376DSC_0368DSC_0363DSC_0357DSC_0352DSC_0341

Categorias: Notícias do Sinsenat

Acompanhe as notícias do Sinsenat

Acompanhe e divulgue as notícias do Sinsenat nas redes e mídias sociais

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s