Escola de Formação inicia comemorações do Dia do Idoso

Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado ontem, a Escola de Formação do Sinsenat iniciou, nesta sexta-feira (02), a programação temática voltada para os aposentados da Entidade Sindical. Com o objetivo de celebrar, sem deixar a luta por direitos de lado, as atividades começaram nesta manhã, com um Cine Sinsenat especial, discutindo as políticas e o respeito ao cidadão idoso, a nível nacional e municipal.

Os aposentados foram recebidos com um café da manhã, preparado pelo Sindicato. Em seguida, foram encaminhados ao auditório, onde participantes do Curso de Teatro fizeram intervenções artísticas, encenando situações de desrespeito cotidianas, as quais os idosos são obrigados a enfrentar. O momento lúdico serviu para alertar e provocar a plateia quanto às discussões propostas.

Após o momento teatral, foi montada a mesa de debates, com os representantes do Sindicato: a coordenadora, Soraya Godeiro; o diretor de formação, Rodrigo Xavier e Ronaldo Dantas, da diretoria de aposentados. Além deles, três convidados foram recebidos, Tamires Carneiro, do Conselho Municipal do Idoso do Natal; Lidiane dos Anjos, assistente social, da promotoria do idoso e Tiago do Amaral, do NatalPrev.

A era do envelhecimento

O Cine começou pela tradicional exibição audiovisual. Foi passado um vídeo educativo quanto ao Estatuto do Idoso e os meios de garantir sua defesa. Em seguida, a discussão foi iniciada com Tamires Oliveira, que atentou para o processo de envelhecimento social que ocorre no mundo. De acordo com ela, somente no Brasil, uma a cada três pessoas estará na velhice até o ano de 2060.

Com mais cidadãos alcançando idade avançada, é preciso projetar as políticas públicas e a estrutura necessária para atender este público. Porém, Tamires lembrou a plateia de que quanto mais cuidado com a qualidade de vida, mais possibilidades de chegar à chamada “terceira geração” com saúde e independência.

Proteção contra abusos

Uma grande preocupação é a ocorrência de abusos – sejam físicos, psicológicos, ou mesmo de exploração material e financeira. Como representante da Promotoria do Idoso, Lidiane dos Anjos mostrou os caminhos de atuação da instituição, em casos de medidas de proteção contra estes crimes.

A fiscalização é outra frente de trabalho da promotoria, que visa garantir o cumprimento de direitos como a meia entrada em eventos, a acessibilidade em locais públicos ou privados e a gratuidade em transportes – tema que foi, inclusive, alvo de medida judicial neste ano, quando os idosos foram obrigados a passar por cadastramento no ato do embarque.

NatalPrev

Uma das falas mais esperadas foi a do Tiago do Amaral, da NatalPrev, que elucidou questões relativas aos pagamentos da aposentadoria. Tiago trouxe as principais mudanças legais, que ocasionaram alterações sobre a reposição das perdas inflacionárias e a aposentadoria por invalidez. Os servidores inativos aproveitaram para tirar as principais dúvidas e buscar os meios de garantir seus direitos.

DSCN9020 DSCN9021 DSCN9034 DSCN9035 DSCN9036 DSCN9043 DSCN9045 DSCN9048 DSCN9057 DSCN9059 DSCN9061 DSCN9065 DSCN9079 DSCN9098
DSCN9122 DSCN9129 DSCN9130 DSCN9136 DSCN9137 DSCN9155 DSCN9173 DSCN9196 DSCN9211 DSCN9247 DSCN9253 DSCN9267 DSCN9271 DSCN9274 DSCN9276

Categorias: Notícias do Sinsenat

Acompanhe as notícias do Sinsenat

Acompanhe e divulgue as notícias do Sinsenat nas redes e mídias sociais

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s