Sinsenat e Semtas discutem carreira SUAS em Natal

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no hotel Imirá Plaza, na Via Costeira, o Seminário Gestão no Trabalho: Desafios para a Implementação da Carreira SUAS no Município de Natal/RN, organizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais Públicos de Natal (Sinsenat), em conjunto com a gestão municipal. Cerca de 200 servidores estiveram presentes no primeiro debate oficial realizado desde a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2005.

Durante o evento, foi traçado o histórico social da área e os principais problemas, como a desvalorização dos trabalhadores. Foram definidas também agendas para efetivação da política e superação das condições precárias dos vínculos de trabalho, como a criação de concursos públicos especifico para o quadro da Semtas, considerada a única forma de garantir os direitos dos servidores, bem como a materialização da prestação continuada dos serviços e a otimização do atendimento.

A implementação e a atualização da Lei do SUAS em todos os entes federativos e seus desdobramentos foram os principais temas discutidos. Foram lembradas questões relacionadas ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), instituído pelo SUAS, que promove 60% de melhorias nos salários e capacitação contínua dos servidores, ou seja, a criação de carreira. O PCCV traz aprofissionalização dos trabalhadores que permitirá respostas qualificadas às demandas sociais, garantindo, assim, a efetiva proteção social e dos direitos.

 

Resultados positivos

A realização do Seminário é considerada um marco histórico na luta sindical e já gerou o primeiro fruto positivo. Foi firmado o compromisso, para que no dia 10 de junho haja uma reunião com Secretaria Municipal do Governo, na presença do Ministério Público, para a instalação de uma mesa de negociação e para a formalização do pedido de celeridade o processo de publicação dos concursos públicos tenha celeridade.

Contribuições

Participaram do Seminário Ilzamar Silva Pereira (Semtas), Sibele Morais Macedo, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Monica Alves, do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social SNAS/MDS, Raquel Ribeiro, assistente social do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Joelma Aguiar do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Leiliane Gomes do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS, o Promotor Marcos Aurelio, representante do Ministério Público e Soraya Godeiro, coordenadora do Sinsenat. Foi registrada ainda a presença da vereadora Julia Arruda, que afirmou dar apoio irrestrito a causa dos trabalhadores.

3 2 1

Categorias: Notícias do Sinsenat

Acompanhe as notícias do Sinsenat

Acompanhe e divulgue as notícias do Sinsenat nas redes e mídias sociais

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s