Cine Sinsenat exibe “Muito Além do Cidadão Kane”

CINE SINSENAT 29 de maio

Nesta sexta-feira (29), a segunda edição do Cine Sinsenat traz o filme britânico “Muito Além do Cidadão Kane”, que retrata a manipulação das informações realizada no Brasil, principalmente pela Rede Globo, através de Roberto Marinho. O título, aliás, já é a primeira crítica: associa Roberto Marinho, considerado o marechal civil do golpe de 1964, ao personagem de Orson Welles, protagonista do filme “Cidadão Kane”, de 1941.

A comparação tem motivos claros. “Cidadão Kane”, um drama de ficção, conta a trajetória de William Randolph Hearst, um magnata da comunicação nos Estados Unidos e, de acordo com o documentário, a Globo empregaria a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública, como fazia William, chamado de Kane.

O documentário propõe uma reflexão sobre o poder persuasivo da TV e aponta como a criação da Rede Globo foi mais do que uma simples concessão pública, já que fazia parte do projeto de “modernização e integração nacional” da ditadura militar, que contou com o apoio de capital norte-americano, especificamente do conglomerado “Time Life”, atual “Time Warner”.

Na obra destacam-se alguns momentos simbólicos da interferência da Rede Globo na vida política brasileira: a distorção na cobertura do movimento “Diretas Já”; a tentativa de falsificação do resultado das eleições fluminenses, conhecida como caso “Proconsult”; e a edição do debate final entre Lula e Collor em 1989.

Categorias: Notícias do Sinsenat

Acompanhe as notícias do Sinsenat

Acompanhe e divulgue as notícias do Sinsenat nas redes e mídias sociais

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s