Servidores em GREVE! Ato dia 29 (quinta-feira)

Clique na imagem para a ampliar

Nesta quinta feira dia 22/03 mais de 600 servidores do município de Natal se reuniram para a Assembleia Geral da categoria. Em razão da impossibilidade de a realizar no sindicato dos vigilantes (recente interdição, posterior à publicação do edital), a Assembleia se ocorreu no terreno onde funcionará a nova sede do sindicato e a escola de formação política cidadã.

Mais de 600 servidores se reuniram na Assembleia em apoio ao Sinsenat

Num ambiente de ampla democracia, foi apesentada a prestação de contas do período compreendido entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012. Deve ser ressaltado que o balanço financeiro foi apresentado antes do prazo estabelecido no ordenamento do sindicato, contando com a aprovação absoluta dos servidores presentes.

A prestação de contas foi aprovada em absoluto

Com o prosseguimento da assembleia a categoria deliberou pela recomposição da direção, com irrestrito apoio dos presentes. A categoria aprovou a contratação de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal para a construção da nova sede do sindicato e da escola de formação política cidadão.

Os servidores municipais decidiram entrar em greve a partir da próxima quinta-feira, 29, em razão da Prefeitura de Natal cumprir a lei em relação a data-base dos trabalhadores e a criação das carreiras para diversas categorias. A greve possui até o presente momento a adesão do Sinsenat, Sindsaúde, Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas), Sindicato dos Odontólogos e Federação dos Trabalhadores Municipais (FETAM).

Na próxima quinta-feira, as categorias farão acampamento às 8h em frente à sede da Prefeitura, onde realizará a assembleia de deflagração do movimento. Diversos outros movimentos sociais estão sendo contatados para unir forças contra uma gestão impopular e sem participação popular.

"Eles já adiaram a reunião cincos vezes, o que prova que estão ignorando os servidores. Ontem mesmo (quarta-feira) foi agendada uma reunião às 15h no Gabinete Civil, mas nos ligaram informando o adiamento (para a próxima quarta, 28)", disse Soraya Godeiro, presidente do Sinsenat.

Além da deflagração da greve, os servidores também vão acionar a Justiça, conforme as palavras de Soraya Godeiro:

Vamos entrar na via da luta e na via judicial. Não podemos é esperar que apenas a via judicial resolva porque, apesar da Justiça ter melhorado muito em nosso estado, o poder público infelizmente ainda não cumpre o que determina a lei e os acordos com o Ministério Público.

Servidores municipais unidos para lutar por seus direitos

Data-base

A legislação da data-base estabelece o mês de março para as negociações salariais e o reajuste salarial tem que romper, no mínimo, a inflação. Somente a inflação já ultrapassa os 6%, mas o governo federal, além da recomposição da inflação, deu ao trabalhador um aumento real que ficou em torno dos 14%. Os servidores municipais conseguiram em 2010 a implantação do Plano de Carreira com uma matriz salarial que estabelece a necessidade de reajuste salarial anualmente.

"As categorias que recebem mais do que o salário mínimo, têm que ter reajustes para que os salários não fiquem congelados e igual ou menor que o mínimo"

As demandas da categoria são garantidas pela Lei municipal nº 118/2010. A Prefeitura de Natal possui cerca de 8 mil servidores que tem salários estabelecidos por uma matriz de 7 níveis e 3 grupos (elementar, médio e superior). A diferença de um nível para outro é de 5%.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags:, ,

Categorias: Notícias do Sinsenat

Acompanhe as notícias do Sinsenat

Acompanhe e divulgue as notícias do Sinsenat nas redes e mídias sociais

Trackbacks/Pingbacks

  1. Servidores municipais em GREVE! Ato dia 29 (quinta-feira) | #rnblogprog - 23/03/2012

    […] Sinsenat Clique na imagem para a […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s